POR UMA SEGURANÇA CIDADÃ: Relatório da Conferência Livre

22 04 2010

Desde dezembro de 2008, quando o presidente |Luiz Inácio Lula da Silva convocou a 1ª Conferência  de Segurança (CONSEG), o Brasil se mobilizou em torno desse grande evento promovido pelo Ministério da Justiça.

Mais de um milhão e meio de pessoas envolveram-se na construção de um novo modelo de segurança para o país. Um fórum preparatório  a nível nacional foi composto em 2008, com a participação de representantes da sociedade civil, agentes de segurança e gestores públicos, com a finalidade organizativa da 1ª CONSEG.

Homens, mulheres e jovens estiveram juntos nessa empreitada para sedimentar um caninho mais seguro e cidadão para a nossa e as próximas gerações. A metodologia estabeleceu as seguintes  etapas: realização de 1135 Conferências Livres, 514 Conferências Municipais, 108 Conferências Municipais Eletivas, 27  Conferências estaduais, 2 Conferências Virtuais, 13 seminários temáticos.

O Fórum de Justiça e Segurança da Região Noroeste, FJS – da Região Norte, FJS da Região Eixo Baltazar e FJS da Região Leste promoveram a Conferência Livre da Zona Norte de Porto Alegre  a fim de elaborar Princípios e Diretrizes para a Política de Segurança Pública de Estado.

A Conferência Livre foi precedida por nini-conferências em cada fórum, para estudo do texto motivador    indicativos de princípios e diretrizes para discussão e integração na Conferência Livre  que cumpriu  a seguinte pauta:

1. abertura – hora de arte representando a origem da violência;

2. Análise  das propostas tiradas nas mini-conferências com apresentação de cada eixo;

3. Intervalo e votação das prioridades;

4. Apresentação das prioridades;

5. Encerramento.

Para acessar o relatório da Conferência , fruto do esforço de cada participante que acreditou e acredita  numa nova concepção de Segurança, clique aqui.

A 1ª CONSEG é sem dúvida uma marco histórico  visto que em nenhum outro momento a sociedade civil, órgãos público e trabalhadores da segurança  sentaram para pensar um novo paradigma para a segurança.

O caminho foi apenas aberto. Daqui para a frente precisamos andar por ele e fazer o caminho.

Anúncios

Ações

Information




%d blogueiros gostam disto: